Notícias

Alunos do Colégio São Luís participarão da 3ª ONU Intercolegial da Rede Jesuíta


 Encontro reunirá jovens para discutir temas globais e desenvolver a criticidade e a liderança. 

Os estudantes do Colégio São Luís estão se preparando para representar a instituição na 3ª edição da ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), que será realizada entre os dias 11 e 14 de junho no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. Esta participação visa desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de liderança. 

Desde a implantação do projeto CSL 2020, o colégio tem integrado práticas de debate e argumentação em suas aulas regulares de Ciências Humanas e Língua Portuguesa. Com a implementação do novo Ensino Médio, foram criados componentes específicos como a Oficina de Debates e a Oficina de Argumentação, ambos com diretrizes claras e sempre respeitando os valores inacianos, humanistas e democráticos. Essas iniciativas têm sido fundamentais para preparar os alunos para projetos como a Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) e a ONU Intercolegial. 

A preparação para a 3ª ONU Intercolegial teve início em dezembro de 2023, quando três alunas da 3ª série do Ensino Médio Integral assumiram o comando do comitê ECOSOC (Conselho Econômico e Social) das Nações Unidas. Elas desenvolveram um guia de estudos abrangente que inclui conceitos de geopolítica, sociologia e história. Além disso, o guia conta com materiais de suporte como reportagens e mapas, essenciais para que os alunos participantes compreendam profundamente os temas que serão debatidos no comitê. 

Em março de 2024, o convite foi estendido aos demais alunos selecionados para participar do evento. Eles representarão 11 países em 6 comitês distintos, com a missão de discutir e formular medidas para enfrentar questões globais, além de propor resoluções que visem minimizar os danos, solucionar problemas internacionais e consolidar a paz. 

“Participar de uma simulação da ONU permite aos estudantes exercitar a capacidade crítica, argumentativa e as habilidades de liderança, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados em consolidar uma proposta de reconciliação e justiça social.”

Max Rocha, coordenador de Ciências Humanas.

Ao todo, 14 alunos do CSL – da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio integral e Noturno -, representarão o colégio, entre diretoras, delegados e imprensa. Os estudantes foram indicados pelos professores por se destacarem em debates realizados em aulas ou na SINU. “Optamos por enviar alunos que já possuem experiência em debates e que demonstram bom desempenho nas aulas de argumentação”, explica Max Rocha, Coordenador de Ciências Humanas do CSL e um dos Orientadores da Comissão Organizadora da ONU Intercolegial. 

A preparação dos delegados inclui oficinas semanais coordenadas pelos diretores/as do comitê, nas quais são discutidas metodologias e estratégias para as discussões que ocorrerão no evento, além de reuniões online promovidas pela RJE. “Participar de uma simulação da ONU permite aos estudantes exercitar a capacidade crítica, argumentativa e as habilidades de liderança, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e engajados em consolidar uma proposta de reconciliação e justiça social“, destaca Max Rocha. 

Com um histórico de 17 edições da SINU, o colégio é uma referência na formação de alunos preparados para discutir temas globais. “Nossa expectativa é que os alunos do CSL possam representar bem o colégio e contribuir de forma significativa para os debates e resoluções do evento“, conclui o coordenador.

Acompanhe a 3ª ONU Intercolegial pelo Instagram, clique aqui!