Notícias

Aluna da 1ª turma IB do CSL participa de simulações da ONU, em Harvard

SINU do Colégio São Luís motivou aluna a se inscrever na HMUN e a escolher carreira

Em janeiro deste ano, Giovanna Lopes dos Santos, formada em 2022, participou da Harvard Model United Nations (HMUN), considerada uma das simulações de relações internacionais mais importantes e disputadas do mundo, direcionada aos/às estudantes do Ensino Médio e realizada anualmente, por um período de quatro dias, no centro de Boston, Estados Unidos.

Giovanna foi inscrita e aprovada para participar como delegada da Eslováquia no comitê SPECPOL (Special Political & Decolonization Comittee), em uma assembleia geral, com mais de 300 pessoas. O comitê foi representado por ela e sua dupla, que debateram o tema: Unexploded Ordnance (UXOs) and Remnants of War, em uma apresentação feita integralmente em língua inglesa.

Giovanna Lopes dos Santos faz discurso em cerimônia de encerramento da SINU, no Colégio São Luís

A estudante explicou que o desejo em participar da HMUN se deu por meio da sua participação na SINU (Simulação Interna das Nações Unidas), que acontece anualmente no CSL: “No 9º ano do EF I, participei da SINU como staff. Na 2ª série do EM, como delegada do Catar. Já na 3ª série, fui diretora do CDH. Sem dúvidas, as simulações do CSL despertaram o meu desejo em participar da HMUN. Apesar de serem esquemas de simulações diferentes, ambos buscam um mesmo objetivo: resolver empasses da sociedade, mesmo objetivo que eu busco agora no curso de Relações Internacionais”.

Giovanna destaca que “as aulas expositivas e investigativas: de geopolítica, debates, resolução de problemas e, por fim, a SINU, moldaram seu pensamento questionador” e serviram como estímulo para a escolha da carreira. Ela foi aprovada, por meio de sua nota IB, nas faculdades PUC e FGV, mas explicou que a sua meta é “estudar na Science Po, na França”, uma das mais renomadas faculdades de Relações Internacionais e estudos políticos do mundo”.

Política e democracia dentro do CSL

É no EF I que os/as estudantes do colégio começam a pensar sobre representação política e sobre como defender projetos de melhoria social, visando o bem comum e uma sociedade mais justa e igualitária, pensando em assuntos internos do CSL e sugerindo leis que gostariam de propor para o Grêmio Estudantil a fim de colaborar com um ambiente mais saudável.

No EF II começam a pensar em como poderiam representar os ensejos populares por meio da representação política (saiba mais sobre o Projeto Democracia e Participação). Quando chegam ao Ensino Médio, os professores das Ciências Humanas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia – ampliam essa discussão para um âmbito nacional e internacional, seja pela realização de oficinas internas de debate, por meio da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) ou por meio do Fórum FAAP, uma simulação externa que também segue o modelo da ONU.

Sobre a Harvard Model United Nations

Na HMUN, os delegados obtêm informações sobre o funcionamento das Nações Unidas e a dinâmica das relações internacionais, assumindo os papéis de líderes mundiais e tomadores de decisão internacionais. Os/as participantes desenvolvem diversas habilidades ao longo desse processo, incluindo: falar em público, negociação, trabalho em equipe, liderança e elaboração de políticas.