Notícias

Projetos literários do Ensino Médio Noturno

Exposição de obras de arte, estações temáticas e a batalha de poesias (SLAM) foram inspiradas em leituras de livros

Ao longo do ano, os/as estudantes do Ensino Médio Noturno participaram de diversos projetos promovidos pela equipe da biblioteca em parceria com o segmento. Com uma abordagem específica para cada série, eles/as desenvolveram diferentes habilidades no decorrer do processo. Na noite de 18/11, sexta-feira, foram realizadas as apresentações com a entrega final de cada trabalho.

1ª série

A 1ª série planejou a OCUPA CSL, uma exposição de obras de arte inspiradas em livros. O projeto buscou explorar a autonomia e o autoconhecimento dos/as estudantes, por isso as obras lidas foram de livre escolha, assim como os suportes e as linguagens das produções criadas. Foram expostos quadros, esculturas, ilustrações, HQs, músicas, vídeos e instalações artísticas com os mais diferentes temas.

Inspirado no livro “Os caminhos de um rio”, o aluno da 1ª série Paulo César Baião projetou uma escultura de uma cobra agarrando um cálice de ouro. Ele destaca o desenvolvimento do hábito da leitura e da criatividade durante a elaboração do projeto: “Além de usufruir muito do espaço da biblioteca, pude ler outros livros que gostei bastante. Vale ressaltar que trabalhos como esse contribuem para a criatividade dos alunos. Percebi também uma melhora no meu hábito de leitura, pois antes eu tinha dificuldade em ler livros tão longos, hoje já consigo fazer uma leitura mais rápida”, disse Paulo.

2ª série

A 2ª série participou de uma conferência de personagens literários, a CSL CON. A partir de leituras, os/as alunos montaram estações temáticas com atividades relacionadas aos livros, como oficinas de desenho, basquete, quiz, scape room, brincadeiras antigas e encenações de trechos dos livros. Para comandar tudo isso, os anfitriões se caracterizaram como os personagens escolhidos.

3ª série

A 3ª série, por sua vez, participou do primeiro SLAM CSL, uma batalha de poesias. Depois de estudar a poesia brasileira de protesto com a professora de Língua Portuguesa em parceria com a biblioteca, os/as alunos criaram textos autorais com temas com os quais se identificaram. O júri da competição foi formado pela coordenadora de Linguagens, Paula Marques, pelo coordenador de área do EMN, Paulo Bacelar, e pela professora de Português do EMN Rosana Fechio.

Com uma poesia totalmente autoral, o aluno Cleverton Andrade de Araújo foi o vencedor da batalha. Ele desenvolveu o texto baseado em sua realidade e de outras pessoas que moram em comunidades: “O SLAM foi um pedaço importante da minha trajetória no São Luís. Foi um projeto muito bem planejado, acompanhado e elaborado pela equipe da biblioteca e do segmento noturno, tudo aconteceu por causa deles, pelas sugestões de leitura, pelos ensinamentos e por todos os encontros realizados. Ser o vencedor do primeiro SLAM do Ensino Médio Noturno é muito gratificante”, finalizou Cleverton.

A poeta Tawane Theodoro, que se apresenta como “cria do Capão Redondo”, foi convidada para apresentar a batalha. Ela é membro da rede de poetas que formou o Slam Interescolar. Foi campeã do Slam SP de 2018 e se mantém nas primeiras colocações da competição estadual desde então. Tawane foi ovacionada pelos/as estudantes que se sentiram motivados/as com a sua história e apresentação.

Foi uma noite que movimentou toda a comunidade escolar em uma verdadeira celebração ao poder transformador da literatura.

Confira a galeria de fotos: