Notícias

Dengue se combate o ano todo

Estudantes da 3ª série do EMI realizam campanha contra a Dengue  

Por Gisele Cova – professora de Biologia – Ensino Médio  

Os 96 bairros da cidade de São Paulo enfrentaram uma epidemia de Dengue ao longo do primeiro semestre de 2024. Sabe-se que se trata de uma doença que pode ser evitada, até mesmo por meio da vacinação. Buscando desenvolver espírito crítico fundamentado em conhecimentos científicos bem embasados, a 3ª série do Ensino Médio se dedicou ao estudo de temas relacionados à Dengue no Itinerário Formativo de Doenças e Parasitas. O ciclo de vida do inseto vetor, o Aedes aegypti, o desenvolvimento das possíveis vacinas que estão disponíveis à população brasileira e características da doença foram alguns dos temas abordados pelos/as estudantes.  

Dessa maneira, por meio da apropriação do conhecimento, é possível contribuir para a disseminação de informações de qualidade, o que promove a conscientização da comunidade educativa. Acreditamos que a comunidade já adota medidas preventivas importantes, mas a compreensão de alguns dados biológicos contribui para o fortalecimento dessas medidas. Em suma, orientados pela clareza de que o estudo não deve se restringir ao espaço da sala de aula, buscamos disseminar o conhecimento em diferentes formatos, como cartazes e posts, por exemplo, para atender públicos de idades diferentes e, assim, contribuir para combater a disseminação da epidemia. 

Embora ainda tenhamos muitos casos de Dengue em junho, pode-se afirmar que a epidemia está arrefecendo. Entretanto, tal como os estudos com a 3ª série nos mostraram que os ovos do inseto vetor sobrevivem por mais de 400 dias, há que se prevenir, que se vacinar e combater o inseto vetor ao longo de todo o ano, não apenas no verão. Julho, agosto e setembro, por exemplo, são também meses de atenção e adoção de medidas preventivas. Essa é a melhor maneira para evitarmos uma nova epidemia em breve. Que possamos aprender com nossos/as estudantes.   

Confira a seguir o material produzido pelos estudantes

Clique nas imagens para ampliar