Notícias

As árvores ao meu redor – Projeto 1º Ano

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I exploraram a flora local, desenvolvendo curiosidade científica e um profundo vínculo com o meio ambiente.

Por Professoras do 1º ano

Os/as alunos/as do 1º Ano do Ensino Fundamental I são incentivados/as a explorar e aprender com o mundo ao seu redor. Dentre as experiências vividas neste início de ano, uma das mais enriquecedoras tem sido a investigação das árvores que cercam o CSL. Essa atividade promove a conexão com a natureza e estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a observação cuidadosa.   

Durante essa aventura de investigação as crianças foram encorajadas a fazer perguntas, como “O que são árvores?”, “Quantas espécies de árvores existem aqui?”, “Como as árvores mudam ao longo das estações? “Será que existem muitas árvores próximas a nós?” Essas perguntas serviram como ponto de partida para uma jornada de descobertas com o primeiro Estudo de Campo.  

Ao observar as árvores de perto, as crianças identificaram suas características, como a forma das folhas, a textura da casca, os padrões dos galhos e, ainda, frutos e sementes. A partir das anotações em um caderninho, fizeram descrições detalhadas sobre o que viram ao longo do percurso na Avenida Doutor Dante Pazzanese, na Vila Mariana. Além disso, a investigação inicial das árvores ofereceu uma oportunidade única para explorar conceitos científicos, como o ar que respiramos, o ciclo de vida das plantas, a importância da água para o crescimento das árvores e as interações entre seres vivos em um ecossistema.

À medida que os/as estudantes mergulharam nessa observação, puderam compartilhar suas descobertas com os/as colegas, enriquecendo o conhecimento coletivo. 

Ao final da exploração, os/as alunos/as do 1º Ano desenvolveram uma conexão mais profunda com a natureza e um desejo de proteger e preservar o meio ambiente. Essa experiência enriquece o aprendizado acadêmico e prepara cada um para um olhar afetivo para um ser vivo que deve ser respeitado durante toda a sua vida, e cuja longevidade média ultrapassa em muito a do ser humano.