Notícias

Vamos ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul!

Prezada Comunidade Educativa, 

Os/as nossos/as irmãos/ãs do Rio Grande do Sul estão enfrentando uma crise sem precedentes. Acompanhamos diariamente pelas mídias os efeitos das inundações e dos deslizamentos que atingem a maior parte do estado, deixando cidades submersas e, consequentemente, um número elevado de pessoas desabrigadas, desaparecidas e em situação de extrema vulnerabilidade. 

Desde o início dos temporais e das enchentes, as instituições da Companhia de Jesus presentes no estado abriram suas portas e ofereceram apoio às vítimas sem medir recursos ou esforços. A atuação dos/as colaboradores/as – jesuítas e leigos/as –, dos/as paroquianos/as, dos/as nossos/as alunos/as e de suas famílias reafirmam a nossa convicção de que “o amor se mostra mais em obras do que em palavras”. 

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Fundação Fé e Alegria (FeA) da Vila Farrapos, a Paróquia Santíssima Trindade, também da Vila Farrapos, o Colégio Anchieta, a chácara Morro do Sabiá (pertencente ao colégio), o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) e o Santuário Sagrado Coração de Jesus (Padre Reus) estão servindo como base de apoio para os/as seus/suas colaboradores/as afetados/as e para uma centena de pessoas encaminhadas por outras entidades públicas e de assistência social. Como esses espaços fazem parte da missão apostólica da Companhia de Jesus em Porto Alegre e em São Leopoldo, a Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual o CSL faz parte, optou por motivar a nossa Comunidade Educativa a fazer doações em dinheiro e a direcionar, para essas obras, os recursos arrecadados. 

Os jesuítas e colaboradores/as leigos/as que vivem na região atingida estão mais bem informados/as do que nós sobre as necessidades locais e poderão garantir a distribuição desses recursos entre as diversas pessoas atendidas da maneira mais eficaz e assertiva possível. Além disso, estrategicamente, há que se prever recursos para a volta dos/as desabrigados/as às suas casas, aos seus locais de trabalho, aos seus negócios, às suas plantações, às escolas, aos hospitais etc., quando as águas baixarem. Será um tempo longo de reconstrução e é necessário que haja recursos financeiros disponíveis para o recomeço. 

Diante disso, convidamos a Comunidade Educativa do CSL a manifestar sua solidariedade por meio de doações em dinheiro às contas da Unisinos (Chave PIX: solidariedade@unisinos.br), da Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta (Chave PIX: 87.034.625/0001-52) e do Fundo de Reconstrução do Fé e Alegria (Chave PIX: 46.250.411/0018-84). 

Orientamos aqueles/as que desejam doar roupas, alimentos e outros itens a optar por uma das muitas instituições sociais que estão dedicadas a essa modalidade de ajuda, seguindo as orientações de separação e identificação das doações. Assim, poderemos diversificar a nossa ação solidária e ajudar um número maior de pessoas em suas diferentes necessidades.

Agradecemos, desde já, a generosidade de todos/as! 

Atenciosamente,
Pe. Edison de Lima, SJ | Diretor-geral do Colégio São Luís