Notícias

Colégio São Luís celebra 157 anos de tradição em inovação


Missa, homenagens e um espetáculo cultural marcaram a data. 

Com uma história que começou em 1867 e continua a inspirar gerações, o Colégio São Luís completou seus 157 anos no dia 12 de maio. As comemorações ocorreram na sexta-feira (10) e tiveram início com uma missa solene, que foi sucedida por algumas homenagens e um espetáculo cultural que encantou alunos e colaboradores. 

Fundado em Itu, o Colégio São Luís começou a funcionar com apenas 18 alunos, mas rapidamente se expandiu. Com a mudança para a cidade de São Paulo, continuou a crescer e a diversificar os serviços educacionais prestados à comunidade local. Hoje, com mais de 2.200 alunos e 440 colaboradores, o CSL mantém seu compromisso de contribuir para a formação de cidadãos competentes, conscientes, criativos, comprometidos e compassivos. 

Para dar início às atividades festivas, uma missa foi presidida pelos padres Edison de Lima, SJ, e Gustavo Valentim Assis de Paula, SJ, em ação de graças a Deus pelos alunos e suas famílias, pelos colaboradores, pelos benfeitores e pelos padres e irmãos jesuítas. Durante a homilia, Pe. Edison destacou a importância dos jesuítas para a história da educação no Brasil, desde a implantação das bases educacionais da colônia até os dias de hoje. No final da missa, ele convidou todos a realizar uma consagração a Nossa Senhora do Bom Conselho. 

Com o intuito de reconhecer e valorizar aqueles que constroem diariamente essa história, foram entregues pins comemorativos a 29 colaboradores que completaram 5, 10, 15, 20 ou 30 anos de dedicação ao Colégio São Luís. Esse gesto destacou a importância do empenho de cada um dos aniversariantes de empresa para a continuidade da missão educativa jesuíta. 

Ao longo do dia, os alunos foram presenteados com um espetáculo encantador da Companhia Truks de Teatro de Bonecos, inspirado na obra A Bruxinha”, de Eva Furnari. Com olhos atentos e sorrisos no rosto, eles se deixaram levar pela magia e pelo humor da apresentação, que trouxe ao palco uma adaptação vibrante, envolvente e criativa do livro infantojuvenil. 

A programação especial também incluiu uma homenagem à história do colégio através da imagem de Adolpho Augusto Pinto, o primeiro aluno matriculado no CSL. Em uma ação de conexão simbólica dos atuais estudantes com os alunos passado, todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I posaram para uma foto junto de um display com a imagem de Adolpho, da turma de 1867, representando a continuidade do legado de excelência humana e cristã e do compromisso do colégio com a formação integral de seus alunos.  

Hoje é um dia de alegria! Parabéns ao Colégio São Luís e a todos nós que damos vida a essa missão tão importante, continuando a fazer desta instituição uma grande casa de educação”, Pe. Edison de Lima, SJ. 

CONFIRA AS FOTOS DOS DIVERSOS MOMENTOS:

Santa Missa, entrega dos pins e do espetáculo com a Cia. Truks 

Alunos com o display do Adolpho, aluno da turma de 1867