Notícias

SEMEA: CSL recebe ribeirinhos e quilombolas para atividades com estudantes do Ensino Médio

Podemos contar com vocês para manter a Amazônia em pé?

Como parte da 5ª edição da Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), realizada pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida e sediada pela FEI –, o CSL recebeu ontem (27), integrantes do Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos e do CAC (Centro Alternativo de Cultura), ambos do estado do Pará, para uma manhã de atividades com a 2ª série do EMI.

Com o objetivo de “amazonizar” quem está fora da Amazônia, os ribeirinhos e quilombolas trouxeram elementos importantes da natureza, como folhas, plantas aromáticas, sementes e ervas, proporcionando uma experiência sensorial para os alunos. A partir disso, exploraram temas como biomas, economia circular, impacto ambiental e desafios, compartilhando suas experiências na luta pela preservação da Amazônia.

Finalizando a manhã, uma apresentação teatral sobre o “Mundo das encantarias da Amazônia” trouxe uma visão sobre as ameaças que a região vem sofrendo, além de apresentar um pouco da cosmovisão dos povos originários.

A SEMEA continua até o dia 29 de setembro, com uma programação diversificada que atravessa temas como tecnologia sustentável, direitos humanos e saberes originários.