Notícias

CSL incentiva a participação ativa das famílias no processo de aprendizagem


Partilha do conhecimento e Portfólio da
Série são algumas
práticas que colaboram com
o envolvimento das famílias
na vida escolar da criança.

É consenso entre educadores/as que o interesse e a participação da família em situações de aprendizagem impactam positivamente nos resultados acadêmicos dos/as estudantes.Nesse sentido, ao longo do ano, o CSL pretende ajudar os/as responsáveis oferecendo sugestões de atividades que possam favorecer a troca entre aluno/a e os seus familiares, contribuindo para a criação de novos saberes.

No Ensino Fundamental I, todas as sextas-feiras, os/as estudantes levam para casa uma proposta de atividade para ser realizada com a família, além dos livros e dos cadernos de um componente curricular, para que os/as responsáveis tenham ciência das habilidades trabalhadas e do percurso de aprendizagem desenvolvido por seus/suas filhos/as. Também recebem pelo aplicativo do CSL o Portfólio da Série, que contém o registro de alguma atividade realizada em aula durante a semana. O Portfólio é enviado tanto para o EF I quanto para a Educação Infantil, de modo que, semanalmente, as famílias dos/as alunos/as desses segmentos conhecem uma proposta trabalhada nos diversos componentes curriculares.

De acordo com a orientadora educacional da Educação Infantil, Marília Masini, o Portfólio é o elo entre a família e a escola: “É um testemunho cotidiano das atividades vivenciadas pelo grupo, uma documentação pedagógica. Com ele, nossos estudantes contam para seus familiares todo o percurso desenvolvido e evidenciam suas aprendizagens”, disse.

Já no Ensino Fundamental II, também às sextas-feiras, os/as estudantes são orientados/as a levar para casa os materiais de dois componentes curriculares. No Teams, no canal desses componentes, os/as responsáveis encontram a indicação de partilha a ser realizada. A sugestão é para que as famílias observem os cadernos, folheiem os livros com seus/suas filhos/as, conversem sobre os temas e os/as incentivem a levar novas descobertas e possíveis dúvidas para a sala de aula.

Um dos exemplos é o dos/as estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, que foram convidados/as a levar para casa o livro White Bird – lido para o componente curricular de Língua Inglesa – a fim de compartilhar com os seus familiares o que foi feito ao longo do semestre.

a Partilha do Conhecimento gera um momento de boa convivência familiar

Beatriz, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II

Os/as alunos compartilharam em casa a história da Sara, uma judia francesa que teve que fugir de soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A história impactou a aluna do 9º ano, Beatriz, e a sua família. Para ela, a Partilha do Conhecimento gera um momento de boa convivência familiar. Os seus pais e avós já estão habituados/as a realizarem essa prática aos finais de semana.

Esse hábito também existe na casa da aluna do 6º ano, Alice. Ela explicou que  aos domingos seu pai reserva um tempo para a partilha com ela. Juntos, já realizaram diversas leituras e até compuseram melodias.

Essas são algumas das oportunidades oferecidas às famílias para que possam valorizar e encorajar, ainda mais, os/as estudantes em seus processos de aprendizagem.