Notícias

Cida Bento no Colégio Sâo Luís

Branquitude e reeducação das relações étnico-raciais foi o tema da palestra

Como a branquitude é favorecida pelos privilégios decorrentes de séculos de escravização de negros? E como reconstruir as relações étnico-raciais de forma igualitária, reconhecendo a diversidade como riqueza? Essas foram algumas das reflexões que a autora de diversos livros, entre eles, O Pacto da Branquitude, Cida Bento apresentou no dia 22 de março, no auditório do Colégio São Luís.

Doutora em Psicologia pela USP e considerada a principal referência no debate sobre branquitude no Brasil, Cida Bento aprofundou o tema partindo de suas experiências pessoais no âmbito familiar e profissional, já que conduz em importantes instituições processos de discussão sobre as diversas formas de discriminação e sua superação.

Estiveram presentes no encontro o Coletivo de pais, mães e responsáveis antirracistas do CSL; o coletivo Griô, colaboradores, convidados do Colégio São Francisco Xavier da RJE (Sanfra) e alunos do Ensino Médio Noturno que dialogaram com Cida Bento através de perguntas e considerações.