Notícias

1ª Jornada Comunitária do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar da FLACSI

O foco do SQGE é o de melhorar a gestão escolar, a formação integral e a aprendizagem de todos os/as estudantes

No dia 4 de março, o Colégio São Luís recebeu cerca de 350 convidados/as – membros da Comunidade Educativa – para a 1ª Jornada Comunitária do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), uma proposta da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) para qualificar continuamente os trabalhos realizados nos colégios jesuítas. Além de apresentar os fundamentos e as etapas do SQGE, a jornada também teve como objetivo promover uma discussão coletiva sobre o conceito de “qualidade em educação” a fim de dar início ao processo de sistematização de uma noção de qualidade própria do Colégio São Luís.

Esse é o início de um processo longo para identificar o êxito de aprendizado dos nossos alunos

Pe. Edison de Lima, SJ, diretor-geral

Na abertura do evento, o coordenador de Língua Inglesa e coordenador interno do SQGE no CSL, João Rodrigo Lima Agildo, e o diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ, deram as boas-vindas aos/às colaboradores/as, estudantes e familiares presentes. Explicaram o propósito do SQGE, expuseram a dinâmica da jornada e convidaram todos/as para refletir sobre a qualidade de nossas práticas educativas:Esse é o início de um processo longo para identificar o êxito de aprendizado dos nossos alunos”, enfatizou Pe. Edison.

Estavam presentes também o diretor financeiro, Irineu de Jesus Villares, a diretora acadêmica e coordenadora da Equipe Foco SQGE, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian, o profissional de apoio da FLACSI e assessor internacional do SQGE, Gustavo Cuadra, e o assessor pedagógico da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e facilitador, Juliano Oliveira. Juliano apresentou a história do SQGE, com seus fundamentos, etapas e métodos, e explicou como a Comunidade Educativa poderá participar de forma efetiva dos processos e vivências do Sistema. Além disso, expôs quais resultados se pretende alcançar com o ingresso do CSL no Sistema de Qualidade.

Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE)

O SQGE faz parte de uma estratégia em rede que insere a escola em um ciclo contínuo de avaliação e reflexão das suas atividades, de definição de metas e implementação de processos de melhoria que impactem positivamente a aprendizagem integral de todos/as os/as seus/suas estudantes.

Juliano destacou três conceitos que estarão presentes em todos os processos do SQGE: Qualidade, Eficácia e Aprendizagem Integral.

“O conceito de ‘qualidade’ está associado à capacidade da escola de gerar resultados objetivos – quantitativos e qualitativos – a partir da sua missão e da sua visão. O conceito de ‘eficácia’ vem das pesquisas sobre eficácia escolar e fatores associados, que revelam qual a influência da escola no rendimento do aluno. E o terceiro refere-se à ‘aprendizagem integral’. Somos uma escola de formação integral em tempo integral. Temos o compromisso de desenvolver harmoniosamente diversas dimensões da pessoa humana, conforme a proposta pedagógica da Companhia de Jesus”, explicou.

“A partir de uma revisão crítica do que fazemos é que iremos refletir e compreender como poderemos crescer”

 Juliano Oliveira, assessor pedagógico da RJE

Após a apresentação, todos/as foram convidados/as para atividades individuais e coletivas para discutir as práticas e formular o conceito de qualidade do Colégio São Luís.

Divididos em grupos, os participantes compartilharam os seus desejos e reflexões sobre a proposta apresentada: “A partir de uma revisão crítica do que fazemos é que iremos refletir e compreender como poderemos crescer”, provocou Juliano Oliveira ao realizar o convite para as dinâmicas.

 Na sequência, todos os grupos selecionaram as reflexões mais votadas e as compartilharam no auditório. “Valores humanos”, “Educação Inclusiva e Antirracista”, “olhar individualizado”, “espaços de troca” e “valorização dos professores” foram os principais temas abordados nas definições dos grupos.

Ao fim da jornada, foi formado um grupo de voluntários que estarão incumbidos de sistematizar as reflexões da jornada e, a partir delas, redigir o conceito do Colégio São Luís de qualidade na Educação, juntamente com a coordenadora da Equipe Foco e diretora acadêmica, professora Beatriz Gallian.

Áreas de análise

A entrada no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) possibilita aos colégios a autoavaliação dos âmbitos que compõem e sustentam a ação educativa, gerados a partir de pesquisas sobre eficácia escolar e fatores associados: Pedagógico-Curricular; Clima Escolar; Organização; Estrutura e Recursos; e Família e Comunidade (também presentes no Projeto Educativo Comum – PEC).  (Clique e saiba mais)

O foco central de todo o Sistema é a aprendizagem integral dos/as estudantes, segundo a proposta da Pedagogia Inaciana. A meta final será sempre melhorar a gestão escolar com foco na aprendizagem de todos/as os/as alunos/as, desenvolvendo, assim, uma cultura contínua de qualidade.

Conheça a opinião de alguns participantes da 1ª Jornada Comunitária do SQGE

Marcus Vinicius Marcondes Versolatto – pai de aluno

Achei muito importante a nossa participação na jornada. As conversas serviram para chegar a um consenso sobre a qualidade de gestão e para entender as perspectivas de todos os grupos envolvidos: professores, colaboradores administrativos e alunos. Espero um alinhamento maior entre as expectativas de todos os membros da comunidade.

Renata Bonassa – mãe de aluna

Com a jornada, eu realmente tenho esperanças de melhorias e de mais integração entre os pais e o colégio. Que, de fato, possamos nos tornar uma família.

Ana Maria Mendes – mãe de aluno

Eu fiquei muito feliz com o convite! Estar aqui reafirma os laços da Comunidade Escolar. O convite valoriza todos os atores dessa comunidade. Essa é uma oportunidade de expandir o meu conhecimento para a área da Educação, que está ligada diretamente à formação do meu filho e dos demais alunos do colégio.

Gustavo Soares Jardim – pai de aluno e antigo aluno

Acho importante estreitar esse relacionamento entre todos os entes da comunidade educativa. Operar como comunidade significa envolver todas essas figuras. O envolvimento de todos enriquece a discussão. Achei ótimo ter participado.

Artur Henrique de Souza – estudante do Ensino Médio Noturno

Gostei muito desse convite para essa integração. Precisamos sempre de autoavaliação. Com diálogo e reflexão a gente descobre que dá para evoluir ainda mais.

Ana Clara Tosi De Mello – estudante do Ensino Médio Integral

Achei a proposta muito legal, é sempre necessário olharmos para o que precisa melhorar. Durante a dinâmica, importantes reflexões foram levantas em relação ao ensino de qualidade. A proposta de ter a participação de professores, colaboradores, alunos e familiares me chamou muita atenção.

Marcos Felipe de Santana Brito – estudante do Ensino Médio Noturno

Eu aprendi muito com a jornada. Estamos sempre em busca de uma evolução constante. Queremos ser mais para os demais e esse momento nos prepara para isso.

Bruno José Bussotti Frangipani – estudante do Ensino Médio Integral

Participar da Jornada foi uma experiência muito legal e diferente, especialmente por ser aluno e ter a oportunidade de trazer os meus pais ao colégio, eles adoraram. A  votação das propostas simboliza o que queremos para o presente e para o futuro do colégio. Se o ano que vem tiver outra jornada, vou querer estar presente.

Vitória Helena – estudante do Ensino Médio Noturno

Me sinto muito lisonjeada em representar os demais colegas do Ensino Médio Noturno. Quero contar para todos a experiência que tive aqui. Sempre vai existir algo em que podemos melhorar.

Tereza Piloto Rodrigues Alves – antiga aluna

Eu não esperava pelo convite e fiquei muito feliz. Quero continuar contribuindo para esse processo do Sistema de Qualidade do Colégio São Luís.

Andréa Muner Paulavicius – professora de Língua Estrangeira

Acho extremamente importante que uma instituição consolidada como o Colégio São Luís se preocupe com a qualidade em um âmbito geral. A questão chave na Jornada, na minha opinião, foi a ideia de que qualidade se conquista com debates que envolvam toda a comunidade educativa.

Paula Galasso – professora de Artes

Achei o SQGE promissor e corajoso. Que possamos ter a força necessária para apontar os problemas reais e práticos da dinâmica escolar na busca de soluções e melhorias, com paciência e ousadia para testá-las, revisá-las e, se necessário, aprimorá-las ou experimentar outras soluções. Quero destacar como ponto-chave do encontro o diálogo entre colaboradores, gestores, estudantes e famílias.

Clique aqui para saber mais sobre o SQGE no Colégio São Luís

Veja fotos do evento: