Notícias

Pau-Brasil

PAU-BRASIL
(Paubrasilia echinata)

 

Bioma característico: Floresta Pluvial Atlântica. Tem forte ocorrência do Ceará ao Rio de Janeiro e é particularmente frequente no sul da Bahia.

Como características de destaque, pode-se citar que se trata de uma planta espinhenta de 8 a 12m de altura, possui uma madeira muito resistente com textura fina, floresce a partir do final de setembro até meados de outubro e a maturação de seus frutos ocorre entre novembro e janeiro.

O pau-brasil se encontra ameaçado em extinção, de forma que não se sabe quantos indivíduos existem em nossa Mata Atlântica. A literatura cita exemplares de até 30m de altura que existiam no passado, porém não são mais encontrados.

Como principais polinizadores do pau-brasil, pode-se citar as abelhas e outros insetos pequenos.

Atualmente, sua madeira é utilizada apenas na confecção de arcos de violino, porém já foi usada na construção civil, naval e em trabalhos de torno. Entretanto, seu principal valor estava na produção de um princípio colorante denominado “brasileína”, extraído do lenho e usado para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. Além disso, é ótima para uso paisagístico.

Outros nomes populares: ibirapitanga, orabutã, brasileto e pernambuco.

 

Referências:

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Editora Plantarum Ltda. Nova Odessa, São Paulo vol. 1 e 2, 2020.

Paubrasilia echinata, Pau Brasil. Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal. Bahia, 2019c. Disponível em: https://shre.ink/DCao. Acesso em: 18 jun. 2024.

FOTO:
Arquivo: pau-brasil – Foto: Escola de Botânica, disponível em https://parqueecologicoimigrantes.org.br/pau-brasil-especie-que-deu-nome-ao-nosso-pais/ acesso 24/06/2024

Grupo: 3ª série – turma 3.3 de 2024: Anna Luiza Notari Gavaldon, Beatriz De Campos Lopes, Guilherme Silvi Barros, Kalil Felipe Jaluul, Manoella Francisco Pretel, Murilo Aranha Ferraz, Riccardo Farah Leonelli e Victoria Francisco Pretel.