Notícias

Goiabeira

GOIABEIRA
Psidium guajava

 

Origem: América tropical
Altura: Pode alcançar até 10 metros, embora geralmente seja menor.
Folhas: Perenes, opostas, de forma ovalada e textura coriácea.
Flores: Brancas, com muitos estames, de aroma agradável.
Frutos: Bagas arredondadas ou piriformes, com polpa avermelhada, rica em vitamina C, fibras e antioxidantes.

Bioma e Distribuição: a goiabeira vermelha é adaptável a diversos tipos de biomas, mas é mais comumente encontrada em áreas tropicais e subtropicais. No Brasil, ela cresce bem em diferentes regiões, incluindo: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga (desde que esteja próxima de cursos d’água).

Condições de Cultivo: prefere climas quentes e úmidos, mas tolera alguma seca. Adapta-se a diversos tipos de solo, mas prospera melhor em solos bem drenados e férteis e necessita de água regular, especialmente durante o estabelecimento e a frutificação.

Importância Econômica e Ecológica: a goiabeira vermelha tem grande importância na fruticultura, sendo cultivada tanto para consumo in natura quanto para a indústria de sucos, doces e conservas. Também contribui para a biodiversidade dos biomas onde se encontra, oferecendo alimento e abrigo para diversas espécies de fauna.

Polinizadores da Goiabeira Vermelha: as abelhas são os principais polinizadores, incluindo a abelha-europeia (Apis mellifera) e abelhas nativas sem ferrão (Meliponíneos). Porém, outros polinizadores também participam do transporte do grão de pólen, como vespas, borboletas, mariposas, besouros e mesmo moscas, como as moscas-das-flores (Syrphidae). Estes animais polinizam a goiabeira em troca de néctar.

Dispersores de Sementes da Goiabeira Vermelha: aves, mamíferos como morcegos e pequenos roedores e insetos.

Risco de extinção: a goiabeira vermelha (Psidium guajava) não está atualmente em risco de extinção.

 

 

Referências

FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, IUCN Red List, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Fruticultura.

 FOTO:
Arquivo: Goiabeira
Fotos de: Mauricio Mercadante, disponível em https://www.flickr.com/photos/mercadanteweb/6804902778/in/photostream/ acesso em 25/06/2024

 

Grupo: 3ª série – turma 3.3 de 2024: André Keiji Takahara, Fernando Torres Levy, Frederico Ayres Vieira, Guilherme De Freitas Saraiva, Henrique Ferrara Curti, Lucas Travain Alves e Marcelo Rea Kneese.